TURQUIA
Quero iniciar esse blog falando um pouco mais extensivamente sobre a Turquia, um destino muito procurado atualmente por aquelas pessoas que querem conhecer algo novo e diferente; diferente sim, pois a Turquia não é um lugar comum, e eu diria mesmo que é um país mágico, banhado por três mares, o mar Mediterrâneo, o mar Negro e o mar Egeu, sendo uma ponte entre dois continentes, o europeu e o asiático, por isso mesmo preservando os dois costumes.
Se você nunca foi à Turquia ou mesmo está viajando pela primeira vez e está receoso quanto ao país...não fique. O povo turco é sempre receptivo com os estrangeiros que por lá aportam, e dominam um segundo idioma, isso nas grandes cidades. Por isso, mesmo que você viaje sozinho tenha sempre em mente que, além da receptividade, você não terá muitos problemas com o idioma; alguém sempre vai estar falando inglês, alemão ou francês e estarão sempre prontos a ajudá-los.
Quanto a violência também tire isso de sua cabeça. Passei quase dois meses na Turquia e não presenciei quaisquer ato deste tipo, sejam assaltos ou roubos. Quanto a violência política, sinta-se mais seguro que nas grandes capitais europeias. Mesmo em Istambul não presenciei qualquer coisa do tipo.
Falo aqui sobre Istambul porque é a maior e mais populosa cidade turca...mas não se enganem, Istambul não é a capital da Turquia, mas sim Ankara, situada na Anatólia Central, com uma população atual de 4.587.558 milhões de habitantes. Já Istambul é bem mais populosa, e conta hoje com 13.120.596 milhões de habitantes, por isso mesmo uma imensa metrópole.
ISTAMBUL
Tenho por opinião que viajar à Turquia é uma das melhores escolhas por destinos que se pode fazer hoje em dia, e está em alta entre os brasileiros que buscam lugares exóticos e recheados de cultura e com uma história riquíssima e diversificada. Conhecer o "modus vivendi" do povo turco, desde a parte europeia até a Anatólia Oriental, passando pela Anatólia Central é voltar no tempo, a pré-história, é pisar onde Carlos Magno andou, é saber mais um pouco dos povos hititas, seljúcidas e tantos outros.
Mas calma. Neste blog vou falar melhor sobre esse país, suas cidades, culturas, comidas típicas, lugares a serem visitados e atrações especiais...além de como chegar, meios de transporte, voos e horários, (quando possível, pois dependendo da época do ano as companhias aéreas costumam mudar seus timetables).

