VIAGENS, O COMEÇO.
Viajar sempre fez parte do ser humano, seja em deslocamentos por melhores meios de subsistência, a trabalho ou passeio, o homem já trás consigo a ideia inata do que é viajar; ou seja, sempre fez parte de seu "modus vivendi". Desde tempos imemoriais, ainda na era paleolítica, ou antes dela, começaram as grandes migrações e aventuras do homem sobre a terra, fosse por melhores campos para suas colheitas, por água ou melhores climas. Nada mais eram que viagens, deslocando-se de um lugar a outro.
Com o advento da roda as coisas tornaram-se mais fáceis e vieram as charretes, o carro, os trens, os ônibus, e por último a grande revolução no transporte, o avião. Primeiro com motores a combustão, depois os turbo-hélices, e por fim os jatos comerciais, numa evolução constante e progressiva.
E não ficou por aí em se tratando de transporte de grande número de passageiros. O A380 da AIRBUS INDUSTRIES, com sede em Toulouse, Hautte Garronne, França, vem ocupando cada vez mais espaço no mercado das viagens e da aviação comercial.
Só que essas "ideias inatas" que traz os homens consigo, afloram mais em uns que em outros, e esse foi o meu caso. Despertei muito novo para essa vontade de conhecer o mundo. Um adolescente sem grana, mas sabendo que iria realizar de alguma forma esse sonho de sair por aí. Para mim era uma condição "sine qua non". Veio a primeira viagem, a segunda, a terceira, e até hoje não parei mais; por isso a intenção de escrever esse blog.
Mas, atenção, não sou nem me considero um turista, sim um viajante, e nisto existe uma diferença fundamental. O turista viaja, passa por países e cidades, faz compras e volta. O viajante sabe que vai, antes pesquisa, não tem dia, hora ou prazo para voltar; o viajante se interessa por história, quer saber sobre a cultura de cada povo visitado, aprender seu idioma se possível para comunicar-se melhor. O viajante necessariamente não necessita ser um PhD em turismo, mas pode ser de imensa valia para agências de viagens que desejam criar roteiros, de preferência inusitados. O viajante pesquisa, vai fundo em seus conhecimentos a respeito de localização geográfica e descobre o que a maioria nem percebe.
Aí está o grande diferencial, a chave mestra.
Tenho por objetivo neste meu blog passar esses conhecimentos, alimentar imaginações, despertar vontades, deixar registrada minhas viagens ao redor do planeta, falando e contando de tudo um pouco no que se refere a povos, culturas, países e cidades que vivenciei.
LET!S GO?
Nenhum comentário:
Postar um comentário